A influência dos EUA no Brasil

Dezembro 13, 2008 at 12:50 am

A influência americana começou a atingir o mundo inteiro devido aos produtos da indústria cultural (cinematográfica, fonográfica, publicitária etc…). O rádio, a TV, as revistas, os quadrinhos e o cinema também comtribuíram muito para que o inglês se pretendesse uma língua universal.

Hoje em dia é esta a língua dominante nos setores de grandes negócios e nas principais indústrias. Cerca de 65% das informações relacionadas a todos os meios de comunicação do mundo são dominadas pelos norte-americanos.

Os EUA também dominam o mercado de consumo. Percebemos isso em em bebidas, cigarros, griffes, “manias” e outros elementos do tipo: Coca-Cola, Mc Donald’s, jeans, camisetas, tênis, fast-food, goma de mascar, rock e filmes de ação, que se tornaram símbolo da cultura mundial com a mensagem “Made in USA”.

Isso acontece devido à globalização. Ela torna os países um só, pois interliga todos eles, formando grandes empresas multinacionais.

Para os EUA é bom dominar a indústria mundial, pois isto cria uma espécie de de simpatia que faz com que a maioria das pessoas apoiem os norte-americanos.

Na guerra entre os EUA e a Iugoslávia, por exemplo, pode-se perceber que, nos jornais de quase todo o mundo, não consideram os americanos culpados, mas sim os iugoslavos.

Os americanos também vendem muito mais produtos, dentro de outros países,que até mesmo os próprios influenciados.

Esta influência atinge os jovens de todo o mundo, pois a moda mundial vem dos EUA. Assim, olhando para fotos de um grande grupo de adolescentes de diferentes países, não conseguimos difenciar suas origens étnicas nem nacionais.

Kupstas, Marcia. Identidade Nacional. SP: Moderna, 1997, pp. 93 e 94.

http://intra.vila.com.br/sites/povolatino/paginas/1b/questao1/eua.html

About these ads

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

A estrela de nove pontas O Kitáb-i-Aqdas


Categorias

Arquivos


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: